TRANSFORMAR O MUNDO É UMA QUESTÃO DE COMPROMISSO?



Esse título foi inspirado em uma música do João Alexandre, onde ele afirma cantando: “Transformar o mundo é uma questão de compromisso”. Mas compromisso a quem ou a quê? A nossa época não está nada boa, as coisas têm ficado difíceis a cada dia. Não me refiro só aos acontecimentos escatológicos, mas ao nosso posicionamento ante as condições que nos são impostas, fizemos um péssimo uso do conhecimento que adquirimos (se é que adquirimos). Há desgraça em todas as esferas da sociedade. Até quando usaremos a Bíblia erroneamente para nos esconder das responsabilidades e dos desafios que nos são propostos?

O mundo fala cada vez mais alto, e nós falamos cada vez mais baixo. O que aconteceu conosco? Onde nós erramos? Há esperança para a nossa espiritualidade? O que precisamos fazer?

Farei um resumo de como tenho visto a igreja do Senhor no Brasil e usarei uma grande rajada de perguntas para fazer com que reflitamos nesse pequeno texto.

O QUE TENHO VISTO POR AÍ

Entramos agora numa discussão um pouco polêmica, todavia, creio eu que seja necessária para o nosso conhecimento.

Querido leitor, é com coração bastante espremido pela preocupação que digo isso. O mundo está ficando de cabeça para baixo a cada dia que passa. A falta de absolutos morais e éticos tem tomado de conta das nossas crianças ainda no colégio. O amor de muitos tem esfriado. Perdemos o significado e a relevância do que é amar, ao ponto de enxergarmos apenas sua extrema subjetividade e sua forte abstração. Vivemos um amor que não está na Bíblia, por conseguinte buscamos em primeiro lugar nosso reino. Nada é mais importante do que a nossa estabilidade financeira, nossos próximos concursos e nossa própria “vidinha”. Buscamos desesperadamente os nossos próprios interesses.

Onde nós erramos? Como conseguimos nos afastar tanto? Esquecemos das primeiras coisas que aprendemos. O mundo precisa de Deus, a cultura precisa de Deus, os presídios precisam de Deus, a sociedade precisa de Deus e nós precisamos de Deus. Despertemos de nosso coma espiritual, pois temos a luz que as pessoas precisam para enxergar o abismo que as aguarda, retiremos os argueiros de nossos próprios olhos e ajudemos quem precisa.

Nossas igrejas estão repletas de gente que possui um grande potencial, com bens que poderiam ser úteis na obra, são pessoas com tempo e saúde, mas que infelizmente estão mais encantadas com esse século do que o vindouro.

Estamos à beira de um estafe denominacional. Infelizmente, grande parte de nossos pregadores viraram engenheiros civis. Não percebemos isso porque muitas vezes estamos também perdidos – não me refiro à salvação, mas as metas e objetivos que deixamos de ter. Os nossos jovens estão a cada dia mais sem desejos para as coisas espirituais, os nossos sonhos são abortados e abreviamos sua existência ainda em nossos corações. Precisamos acordar desse tão grande sono que nos rodeia. Não me excluo disso, muito pelo contrário. Nós necessitamos de arrependimento pela nossa falta de fé, pela nossa falta de amor e pela nossa mísera esperança. Talvez eu não esteja sendo tão brando com minhas palavras, mas quero lembrar-lhes que o tamanho de nossas atitudes para com Deus reflete o tamanho de nossa gratidão para com Ele.

A salvação começa com arrependimento e fé. Isso nós já sabemos, mas é disso que as nossas igrejas precisam, é disso que os nossos filhos precisam, é disso que nossas crianças precisam, é disso que nossos pais precisam e é disso que os nossos corações mais precisam. Se não houver quebrantamento em nossas próprias vidas, como teremos o perdão e consolo do Senhor? Se não reconhecermos que somos infiéis e que nossas obras são muitas vezes como palha, como poderemos retornar a intimidade com Deus?

Existe uma ilustração matemática que, de maneira simples, nos diz o seguinte:

(AMOR + OBEDIÊNCIA + ANDAR DIÁRIO) Deus = INTIMIDADE COM DEUS

Parece simples, não é? Sofisticamos de mais a nossa fé e acabamos perdendo a fé de uma criança. Como miramos em uma reforma se nem ao menos oramos, vivendo intimamente com Deus? Como pregaremos um evangelho que transforma se nós nem vivemos a diferença que Cristo nos faz?

A resposta porque vivemos um cristianismo sem consistência é porque deixamos de amar aquilo que realmente precisamos amar, deixamos de saber aquilo que realmente precisamos saber. Somos indiferentes aos problemas de nossos irmãos, somos indiferentes às desgraças sociais que lemos todos os dias nos jornais. A Bíblia já não mexe mais com o nosso coração, as pregações já não sacodem a nossa alma e os preceitos de Cristo se tornam relativos a cada dia. Negligência virou falta de tempo e irresponsabilidade virou acidente. Para onde estamos indo? Qual o rumo do cristianismo no Brasil? Por um lado eu vejo curas mentirosas, do outro vejo confusão doutrinária; e alguns dos que criticam tudo isso não fazem absolutamente nada para modificar essa situação.

Cristo está voltando, e nossa vida acabando. Não temos mais tempo para uma vida sem sentido. A gente não tem mais tempo para brincar de crente. A obra de Cristo é para a vida do homem todo. Então, de todas as maneiras, demonstremos de fato aquela obra que Ele começou em nós.

UMA PROPOSTA

A falta de impacto não encontra causa apenas na falta de evangelismo nem na falta de testemunhos vivos. A falta de impacto acontece porque nós desaprendemos a amar a Deus. Antes de mandarmos jovens para pregar aos drogados, criminosos, assaltantes e traficantes, precisamos rever a nossa vida diante daquele que nos criou e nos deu um novo viver. Se quisermos seguir a Cristo, priorizemos a Ele, andemos com Ele e vivamos para Ele.

A cada semana que passa, fico triste com quantas pessoas poderiam estar pregando e não estão. Mas não é enviando mais pessoas aos “campos” que iremos resolver o problema da falta de impacto que causamos. Creio que a intimidade com Deus deve ser resgatada urgentemente, que o ódio ao pecado deva ser estimulado diariamente em nossa nova existência e que a gratidão ao nosso Redentor deva ser o combustível para nossa caminhada. Precisamos orar, precisamos ler a Bíblia, precisamos estimular uns aos outros e precisamos nos dispor inteiramente ao nosso Deus. Anos atrás Francis Schaeffer disse que “A igreja em nossa geração precisa de reforma, reavivamento e revolução construtiva”. Paul David Tripp disse que “Para a maioria de nós, a igreja é meramente um evento em que participamos ou uma organização à qual pertencemos. Não a vemos como um chamado que modela toda nossa vida.” Paul também disse que “A solução redentora de Deus não viria através de uma revolução política ou por uma guerra física. A batalha principal seria combatida e vencida nos corações humanos”.

Irmãos, a cada dia que passa é um dia perdido para agradarmos a Deus. A obediência é nosso dever e o Senhor é a nossa alegria.

Mesmo salvos, carecemos da graça do Pai. Sim, graça para nos quebrantarmos, graça para nos arrependermos, graça para recomeçarmos, graça para irmos e graça para continuarmos. Meu desejo não é que você se torne necessariamente um pregador, mas que você possa viver para Cristo em todas as esferas de sua vida, e se isso implicar em você ser um missionário ou não, aí cabe ao Seu dono.

Precisamos dar um basta em nossos próprios pecados, temos que deixar de lado tudo o que nos impede de sermos fiéis a Cristo. O Mestre manda que sejamos sal e luz e por isso precisamos lutar por um mundo melhor, e mesmo que ele nunca seja, o que nós precisamos é obedecer.

Não teremos reforma em nosso país se não tivermos reformas em nossas igrejas; tampouco teremos reforma em nossas igrejas se não tivermos reforma nos púlpitos; também não teremos reforma nos púlpitos se o coração do pregador não for reformado e não pregaremos reforma se não vivermos a reforma. Você pode discordar do que eu falo, mas será que o cristianismo que vivemos é o mesmo cristianismo que Cristo pregou? Até quando ficaremos conformados com esse mundo? Até quando iremos abrir as portas da igreja para que mundo se sinta a vontade nela?

Talvez Cristo não seja o protagonista em nossas vidas, talvez as igrejas de nosso país estejam como a Igreja de Laodicéia, onde Cristo já não era a centralidade daquele local. Comecemos esta mudança por nós mesmos e retomemos a disposição que perdemos há algum tempo. Por fim, paremos de dar esmolas para Deus, deixemos de prestar favores a Ele e comecemos a dar o que Ele realmente quer de nós: nossa vida por completo. Assim, retornaremos ao rumo certo: à carreira que nos foi proposta.


Miguel Alysson
Mistério Resgate 




11 comentários:

  1. Nossa! que texto hem! isso é a mais pura realidade entre os cristãos de hoje, o comodismo, a falta de compromisso, modernidade demais e muitos outros fatores, acabam esfriando na fé e esquecendo que há milhares de vidas lá fora gritando por socorro. Que cada pessoa ao ler esse texto faça o que eu fiz, medite, ore e analise a sua sutuação perante a obra de Deus, e o mais importante, que ponham em prática.
    Parabéns, muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Nardo Silva

    JOÃO 8: 1 AO 11
    Este é o texto da mulher adultera que todos conhecem

    o texto deixa claro que a intenção deles não era instipar da sociedade cristã o pecado , não era apedrejam a pecadora somente mais era também arrasta Jesus .

    Se Jesus falasse apedrejam esta mulher, Eles ia dize este homem não pode pode ser de Deus porque ele não tem misericórdia.

    Se Jesus a defende e fala não !!! mate esta mulher, Eles ia fala este homem não pode ser de Deus porque esta do lado de prostituta .

    desta historia cujo o foco não quero fica preso ao adultério ou a prostituição , mais esta historia relata não o pecado do sexo, mais da sociedade , todo tipo de gente , ali estão as pessoas que vendem imagem , mais não são o que parecem ser até mesmo que eles foram embora quietos de boca fechada , chegaram vendendo uma imagem de santo, moralista , perfeitos,não podemos tolera este pecado isto macula a sociedade , este era os tipos de pessoas que estava ali ...

    Nós dias de hoje a igreja está cheias de pessoas vendendo imagem, cuidado cada um do que é seu enquanto tem pessoas morrendo por um grito de socorro, mais parece que briga por posições é muito mais interessante do que ora e jejuam.

    Senhor despertar este povo !!! esta é minha oração

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Neste texto podemos ver como em espelho a realidade de muitas igrejas. Seria ótimo se pudesse ser levado a uma dessas e lido para quebrantar o coração dos “fiéis”. Mas de que adiantaria para o “crente omisso” e o “crente sal insípido” ouvir tamanhas verdades?

    Crente omisso é aquele que está na igreja todo culto mas não quer ter nenhum compromisso com Deus, talvez possa até pensar: “Ah... já sou salvo. Agora só me resta esperar a vinda de Cristo.” Não lembra que para estar onde está, alguém teve que ser usado. Podemos perceber a cada dia que o que a Bíblia disse há muito tempo está se cumprindo, as pessoas estão com fome e com sede de Deus. Mas onde estão os pregadores? Estão cuidando das suas próprias vidas. Eles trabalham, estudam, comem, bebem, mas Deus? Estão muito cansados para isso. O Senhor tem abençoado grandemente a vida dos irmãos e estes ao invés de estarem abençoando outras vidas preferem negar este presente maravilhoso que é a salvação.

    O crente sal insípido é aquele que está na igreja cantando: “Pois pra te adorar foi que eu nasci, cumpre em mim o teu querer” e a cabeça está pensando em como enganar a esposa, ou de quanto será que vai sair o jogo, ou será que Fulano(a) de Tal está afim de mim. Este mais ainda que o outro, é uma vergonha para a igreja. Este precisa hoje transformar sua vida para poder transformar a de outros, precisa cantar: “ a começar em mim quebra corações” . Precisa clamar, muda Senhor meu coração para que eu passe a ser sal salgado.

    Mas ainda bem que estes não são os únicos. Existe sim em nossas igrejas crentes zelosos que são sal e luz nesse mundo. A estes sim, o Espírito Santo e as almas perdidas agradecem.

    ResponderExcluir
  5. Lícia, minha querida, muito obrigado pela visita e comentário. Não quero ser derrotado pela minha falta de fé, por isso, oro a Deus para que levante jovens que sejam realmente loucos por Jesus, que independentes de sua vocação, coloquem-se diante de Deus para que Ele possa agir através dos corações quebrantados.

    Que o Senhor levante pessoas que O amam acima de todas as coisas.

    Abraços,
    Miguel

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Muito legal esta mensagem , eu concordo com tudo.
    Devermos ter a iniciativa de ter intimidade com Deus , e se realmente tivermos disposto a fazer isto deixando o nosso eu de lado e parando também para pensar em todos aquele que não conhece a Deus, iremos anunciar a este mundo o quão grande e maravilhoso é o Nosso Pai Celestial, fazendo assim sua vontade para todos nós.

    Deus abençoe a todos!

    ResponderExcluir
  8. Valeu Amanda,

    Obrigado por seu comentário. É sempre um prazer ver você por aqui.

    Abração,
    Miguel

    ResponderExcluir
  9. Confesso que já li esse texto uns três vezes.E sempre me deparo com a questão de
    compromisso. Compromisso com a obra de Deus, é algo a ser regado, plantado e que
    só Deus dará o fruto no tempo certo. Mas quando vamos ter compromisso? Se o amor
    de muito tem esfriado! Se poucas pessoas sabem o significado de DEUS, AMOR E
    FÉ.

    Miguel,

    Deus seja louvado!! E seja sempre instrumento nas mãos de Deus. Não se cale
    diante dessa sociedade depravada que estamos vendo. Precisamos de jovens assim
    como você, que faça a diferença em nossa geração. Deus não chama os covardes,
    ele chama aqueles que aceita o ide, mesmo sabendo que será difícil a caminhada.
    Pois nosso lar não é aqui. E precisamos busca PRIMEIRO as coisas de Deus.

    Concluindo meu pensamento do seu lindo texto: Sei que se quisermos
    transformações, sejamos estudiosos da Palavra, ousados na busca da intimidade
    com Deus, constante na fé, na verdade, e na pureza de nossas atitudes. Pois
    precisamos fazer hoje esse compromisso com a palavra de Cristo que nos traz
    salvação. Se somos Luz, precisamos tirar nosso próximo da escuridão.


    =) Paz amigo e irmão.

    ResponderExcluir
  10. Obrigado minha irmã! Que Deus seja glorificado! Bom ver que você está acompanhando o nosso blog, fico muito contente pela sua visita e pelo seu comentário.

    Abração e tudo de bão pra ti.

    ResponderExcluir
  11. Mano que Deus continue te guiando esse seu texo esta muito bom e um impacto naqueles que estão brincando de ser crentes!!! Deus te abençoe muito

    ResponderExcluir