I TESSALONICENSES 1:9-10 AS ETAPAS DA CAMINHADA CRISTÃ


Muitas pessoas desconhecem o plano de Deus para suas vidas. Não compreendem onde Deus quer que elas cheguem e por consequência disso não são raras as pessoas que se perdem no meio do caminho, não falo de se desviarem ou voltarem para o antigo modo de viver, mas de se tornarem pessoas apáticas e estagnadas em sua caminhada. A epístola de I Tessalonicenses nos mostra o exemplo dessa igreja, em como eles receberam o evangelho e o que fizeram depois disso. Vejamos o que a Bíblia relata desse acontecimento.


“(...) pois eles mesmos relatam de que maneira vocês nos receberam, como se voltaram para Deus, deixando os ídolos a fim de servir ao Deus vivo e verdadeiro, e esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos: Jesus, que nos livra da ira que há de vir. 1 Tessalonicenses 1:9-10


Quando lemos o versículo 8, observamos que Paulo está mencionando o fato de que a mensagem de Deus foi propagada à Macedônia e a Acaia por meio do tessalonicenses. Por causa dessa fama o apóstolo pode saber quais foram os passos que estas pessoas deram diante de Deus, nos possibilitando um verdadeiro resumo de toda a conversão cristã.


1.     “de que maneira vocês nos receberam”. Paulo e Silas estavam pregando o evangelho em Filipos, na Macedônia (Sul da Europa e acima da Grécia), quando foram presos pelos soldados romanos e acoitados pelos mesmos. Quando descobriram que os dois eram cidadãos romanos logo mandaram soltá-los. Partindo dali chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga judaica, e por três sábados Paulo discutiu com eles com base nas Escrituras afirmando que Jesus era o Cristo (Atos 17:1-3). O evangelho foi pregado também naquela cidade e muitas pessoas, inclusive um número considerável de mulheres de alta posição e muitos gregos, se converteram a Deus. Os tessalonicenses receberam a Paulo e Silas, e não somente isso, como também abriram seus corações para receberem e se renderem a Palavra de Deus.


2.     “deixando os ídolos”. Conforme Hebreus 11:1, fé é a certeza das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vê. Esta fé não é morta nem estática, pois a mesma moveu os heróis da fé para cumprirem o plano de Deus, não é apenas cognitiva, ou emocional. A fé que opera na conversão é viva e faz com que haja um total rendimento à certeza de que não existe salvação em nenhuma outra pessoa ou religião que não seja Jesus Cristo, o Filho de Deus. A segunda faceta da salvação chama-se arrependimento, este é inseparável da fé, e conforme Atos 3:19-20, sem  ele nossos pecados não podem ser cancelados e não poderemos experimentar o refrigério (alívio ou conforto) da parte de Deus. Arrependimento é mudança de mente, mudança de coração, é uma profunda convicção de que o ato cometido chama-se pecado e que por isso é desagradável a Deus, pois Ele é santo. Arrependimento significa abandonar atitudes pecaminosas para poder agradar ao Senhor, é se desfazer de um estilo destrutivo de se viver. Portanto conversão é deixar o caminho errado (arrependimento) e voltar-se para o caminho certo (fé) que é Jesus Cristo. A verdadeira conversão faz o que os tessalonicenses fizeram, abandonar os pecados, que no caso deles era a idolatria. Logo, a salvação se torna completamente improvável quando se é completamente dominado pelo pecado, sem que haja um abandono em algo que entristece a Deus.


3.     “a fim de servir a Deus”. A salvação não é apenas a libertação do caminho para o inferno. Pensar assim sem dúvida é limitar a atuação do poder divino. Quando somos libertos, por Jesus, da escravidão do pecado passamos de escravos fadados à destruição eterna para sermos escravos do próprio Deus, destinados a vida eterna. O cristianismo é em primeiro lugar um relacionamento com Deus por intermédio de Jesus Cristo. Desta maneira podemos nos relacionar com Deus como seus servos, filhos e como seus amigos. Servir a Ele é viver uma vida de santidade em amor e obediência a Sua palavra, produzindo frutos dignos de arrependimentos, demostrando que as “velhas coisas” já passaram e que agora tudo se faz novo com Jesus. Conforme a passagem de Efésios 2:10 nós fomos criados para as boas obras. Somos chamados para servir e isto é seguir o exemplo do Cristo e assim podemos crescer à Sua estatura. Servi-lo significa dar frutos, pois quem está na videira verdadeira certamente produzirá frutos.


4.     “e esperar dos céus a seu Filho”. A esperança é uma das marcas fundamentais cristianismo bíblico. A certeza da glória deve ser algo bastante nítido em nossa vida. Uma pessoa sem esperança dificilmente consegue encontrar alegria duradoura e paz que oferece real segurança para a vida. Contudo quem crê nas palavras de Jesus pode desfrutar de uma paz e descanso que se fundamenta em suas promessas. Uma delas é Sua volta para nos levar ao Seu reino de glória. Certamente quando colocamos nossa esperança em ação temos um maior ânimo para enfrentar as dificuldades sem desistir, da mesma forma que uma mulher grávida sofre sem desistir na hora do parto pela esperança de ver seu filho em seus braços em poucos instantes, assim também deve ser a esperança para a nossa vida. Indiscutivelmente os maiores tropeços que cometemos em nossa vida acontecem quando deixamos de mirar na glória de Jesus e na glória eterna, quando deixamos de ser confortados e revigorados pela esperança do céu para estarmos concentrados na "coisas aqui de baixo".



5.     “que nos livra da ira que há de vir”. A esperança comentada anteriormente baseia-se na obra de Cristo, que nos livra da ira vindoura. Portanto todo aquele que não é encontrado Nele receberá a ira de Deus, isto é a morte eterna. O comportamento cristão é diferente do comportamento típico do mundo porque temos um Supremo Dono, um Senhor que comprou nossas vidas por preço de Seu próprio sangue, para nos resgatar de uma vã maneira de viver. Antes de verdadeiramente conhecermos a Cristo, fazíamos os desejos da nossa mente, seguíamos o curso deste mundo, éramos por natureza, merecedores da ira de Deus, porém Ele nos deu vida juntamente com Cristo, nos salvando de graça por meio da fé, e nos capacitando para as boas obras, conforme Efésios 2:1-10. O sacrifício de Jesus, feito na cruz, foi o alvo da ira de Deus sobre os pecados daqueles que creriam Nele, colocando a escrita de dívida sobre Sua própria cruz e nos justificando, nos tornando inocentes diante de Deus, e ressuscitando ao terceiro dia para que pudéssemos herdar a vida eterna, pois a morte foi derrotada por Cristo. E todos o que não creem neste sacrifício continuam desagradando a Deus e, por conseguinte, sendo alvos da Sua ira que será concretizada no lago de fogo para toda eternidade.


Concluímos que o texto de I Tessalonicenses 1:9-10 nos ajuda a compreender qual é o plano de Deus para nossa vida, quais etapas devemos seguir, o que devemos fazer e porque devemos fazer. A fama desses irmãos resumia-se ao recebimento da Palavra de Deus, o abandono do pecado, o serviço a Deus mediante as boas obras, a viva esperança do encontro triunfal baseada numa profunda gratidão por terem recebido o perdão de Deus e não sua implacável ira.


Que nós possamos seguir este exemplo para que nossa vida seja uma vida digna do evangelho de Jesus Cristo.


Miguel Alysson

Ministério Resgate


Nenhum comentário:

Postar um comentário