UM OBSTÁCULO PARA DEUS?


No ano de 2011 recebi no meu trabalho o convite para fazer um curso de libras na empresa em que eu trabalho. Estava curioso e logo aceitei confirmando minha presença. Quando cheguei vi que três pessoas iriam ministrar o curso (apenas introdutório para o atendimento na empresa), uma professora muito simpática, um professor surdo e uma intérprete.


Fiz amigos, me aproximei de pessoas, conheci um horizonte bem diferente e cresci como pessoa. Confesso que não tive prática posterior às aulas, e como em todo idioma, quem não pratica não se aprimora.


Existe um surdo chamado Elder que trabalha bem perto de onde era o meu setor e apesar de sua deficiência ele é bastante comunicativo, isso me fez perder o medo para construir um contato com ele. Por ser esportista, muitas vezes ele estava treinando na hora do almoço, algo que atrapalhou um pouco da prática, apesar de ele ter uma ótima vontade e paciência para ensinar.


Um dia o Ronaldo após vir duma pregação no CECAL, me disse que havia um surdo preso e me pediu para que fosse conversar com ele no sábado seguinte. Fiquei com frio na barriga, porém decidi topar o desafio.


Uma semana depois eu estava medroso e apreensivo em ter um contato com um jovem surdo e criminoso. Sabia muito pouco (ou melhor, quase nada) de libras e fiquei um pouco acovardado sobre o que me esperava.


Sempre fico nos blocos pregando, contudo naquele sábado tinha que ser diferente, eu tinha que ficar no lazer dos blocos, praticamente na arquibancada vendo o jogo de outros internos para poder tentar uma possível comunicação com o esperado jovem.


O vi de longe e pensei: O que faria um surdo no presídio? O que ele havia feito para estar ali? Lá vinha ele sorridente e desconfiado em minha direção. O cumprimentei e tentei começar um diálogo. Para minha surpresa ele não dominava libras, ainda assim me disse como era seu nome: Amaury. Ele começou a sinalizar em mímica e contou-me a história de sua vida. Com dificuldade assimilei as informações que ele tentou me passar.


Nasceu em um lar pobre e quando sua mãe descobriu que ele era surdo, não o colocou em nenhuma escola especializada em ensino bilíngue e tudo o que sabia eram poucas palavras e o alfabeto com grande dificuldade, deixando-o na ociosidade. Ele cresceu e teve seu primeiro contato com maconha. A experiência foi atraente se dispôs a obter mais da viagem. Experimentou também o pó (cocaína) e também curtiu até se viciar, foi quando se deparou com a agulhada (heroína). E foi através dela que ele cometeu o pior erro de sua vida: assassinou uma pessoa quando estava sob o efeito do narcótico. Esse era o real motivo de sua presença ali.


O tempo passou e tive que ir embora. Apesar de ele ter gostado muito de mim, me senti muito triste, pois não consegui comunicar nada, não sabia por onde começar, ele não conhecia o português o suficiente para entender frases, não falei de maneira inteligível, tanto por causa de minha falta de habilidade quanto com o de entendimento de libras que ele não tinha. Poucas vezes o vi depois disso, e mesmo com meu coração descrente orei pela vida do Amaury.


Um dia precisei sair na hora do almoço para comprar alguns equipamentos de música, quando vi o Elder logo na parada onde eu estava. Logo começou a conversa, pegamos o ônibus junto, pois ele iria para o mesmo caminho que eu. Não hesitei e falei sobre um surdo que conheci num presídio para jovens. Ele ficou triste em saber que existia um surdo encarcerado e logo perguntou se eu sabia o porquê de ele estar ali. O que ele tinha feito? Eu disse toda a minha experiência frustrante e entristecedora, apelando grandemente para a mímica. Ele me disse que a minha preocupação era uma grande besteira, que eu tinha de usar o máximo que eu pudesse de mímica e dissesse pra ele que Deus não gostou de suas atitudes e que ele precisava andar com Jesus. O grande detalhe disso tudo é que o Elder não é crente e mesmo assim me ensinou a evangelizar um surdo descrente.


Quatro meses depois, lá estava eu no CECAL ajudando o irmão Cesar e Altamirando com os equipamentos que eles utilizariam na aula nas salas de aula. Quando eu estava retornando para o bloco vi de longe um jovem que alegremente acenava para mim, com o cabelo bem cortado e com um sorriso diferente, me perguntou sinalizando se eu iria falar da Bíblia para ele. Eu disse que passaria no bloco e lá conversaríamos melhor.


Um número de quatro jovens, que às vezes variava para seis, estava ao meu redor escutando sobre uma pregação no livro de Tito. O tempo foi bastante agradável, pude ter atenção deles e quando finalizei a pregação todos oraram comigo.


Enquanto isso o Amaury já estava no dormitório me aguardando, como seu eu tivesse um presente para ele. E novamente com aquela covardia e descrença dentro do meu peito fui em direção ele.


Havia com ele outro jovem que dormia. Ele começou a tentar acordá-lo sem êxito. Estendeu então suas mãos para cumprimentar-me por entre as grades e me esperou para começar a sinalizar. Falou que tinha parado de fumar, que o que ele tinha feito ficou para traz porque Jesus Cristo agora estava em sua vida (em seu coração para ser mais específico). Eu muito me alegrei com seu relato e sem demora mostrou-me uma bíblia nova e um estudo que alguns irmãos de nossa equipe costuma usar.


Aquilo tudo me desafiou, e enquanto eu pensava ele abriu e o livro e pediu quase ordenando que ensinasse o que estava ali. Eu? Como? Lembrei-me do Elder e apelei para a mímica. Falei sobre o ladrão na cruz, de como foi seu diálogo com Jesus, quais foram suas convicções nos últimos momentos de sua vida. Quando olhei para o lado havia mais jovens olhando eu sinalizar para o Amaury do que quando eu estava pregando.


O outro jovem acordou e muito alegre me perguntou se eu era crente, pois ele também o era. Havia mais outro jovem (que ainda não tinha chegado) no mesmo dormitório que também havia se reconciliado com Cristo dentro do CECAL e por isso as convicções do Amaury eram tão empolgadas.


Após minha breve explicação e aplicação ele falou que estava perto de sair e que não iria mais voltar para velha vida e que queria trabalhar, seguir uma vida ao lado de Jesus, disse que para onde ele vai existem outros amigos surdos e que esperava conhecer mais da bíblia. Também disse que queria trabalhar consertando bicicletas e mobiletes (mutação mecânica de uma moto com bicicleta) e me deu um desenho de uma motocicleta que ele mesmo havia feito e me pediu o número do meu celular para que sua mãe pudesse ligar dando notícias suas quando estivesse na liberdade. Quando estava prestes a sair não deixei de cumprimentá-lo e retribuir seus sorrisos.


Mais uma vez fui derrotado pela graça divina, pelos planos e caminhos que o Senhor possui. Não consegui tirar essa manhã de sábado da cabeça e me encontro com o notebook as 2:31h (AM) para registrar essa bela história. Não sei o que acontecerá de fato com a vida do Amaury mas se ouve uma mudança verdadeira naquele dia, posso garantir que pelo menos na minha vida isso aconteceu. Descobri então que não existem obstáculos para Deus, todavia se houvesse não seria a surdez, mas certamente a minha falta de fé.


Aí fica uma grande dica para quem quer servir a Deus. Nos presídios também existem surdos e nosso Deus não limita seu grandioso poder às nossas habilidades, pelo contrário, é Sua graça que nos possibilita experimentar do impossível e improvável. Talvez nós devêssemos olhar menos para nossos talentos e mais para o imenso amor de Cristo. Se eu tivesse feito isso não estaria rendido tão prontamente à desesperança ou a descrença. Mais um dia Deus me mostrou que sou apenas um mero instrumento em suas mãos, e que a obra é dele e não falhará. Ainda assim ele graciosamente me concede alegrias em visíveis frutos que demonstram que em Cristo o nosso trabalho não é em vão.



Miguel Alysson
Ministério Resgate

17 comentários:

  1. Parabéns pelo ministério, Miguel. Sabemos sim que a velha frase clichê "Deus não escolhe capacitados, Ele capacita escolhidos" é verdade. E não devemos fechar nossos olhos aos debilitados, mesmo que para nós pareça impossível alcançar sua atenção. Deus há de fazer ainda com que muitos frutos apareçam do esforço de seus filhos.

    ResponderExcluir
  2. Glória a Deus Deborha. Ele tem nos derramado muitas surpresas maravilhosas em nosso meio. Aqui no blog você é sempre bem vinda viu?

    Abração.

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha irmão, Deus lhe usando dessa maneira tão inesperada; vou orar pelo Amaury. abraços. Pr. Izaias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Pr. Izaias, fico feliz pela visita aqui no blog. Estou orando por sua vida e família.

      Miguel Alysso

      Excluir
  4. coisa linda minguel... mais uma vez deus nos mostra sua sabedoria em relação a sua criação... mesmo com todos os seus medos, angustia... deus te fez perceber que ele é maior que todos os medos e te fez conhecer uma pessoa linda e te mostrou um deus mais proximo... torço muito por vc minguel e rezo que deus lhe de forças pra continuar nesse projeto lindo que tu tens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dina!!! Fico feliz pelo comentário, glória a Deus né? O Senhor sempre faz muitas coisas nós é que não reconhecemos não é verdade?

      Grande abraço
      Miguel Alysson

      Excluir
  5. Meu querido Irmão Miguel, graças a Deus ele tem feito maravilhas em sua vida, e abençoado a todos que estão ou simplismente passam ao seu redor.
    O Amaury foi só mais uma dessas pessoas, é muito bom ver que tem irmãos como você, que tem medo, receio, de pregar em algumas ocasiões... Mais quando deixam mesmo serem usados por Cristo, NÃO HÁ OBSTACULOS.
    Que Deus continue abençoando esse ministério!

    Lucas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido Lucas, que massa você tá aqui. Por favor ore pelo ministério, ore pelas pessoas envolvidas. Com certeza quanto mais apoio tivermos mais pessoas poderão experimentar das bençãos de Deus.

      GRANDE ABRAÇÃO

      Miguel Alysson

      Excluir
  6. É meu querido amigo migas,muitas e muitas vezes nos sentimos incapacitados,mas Deus na sua infinita misericórdia fala aos nossos ouvidos e diz:filho meu,a tua capacidade não vem de ti,e sim de mim !!isso renova as nossas forças e nos faz compreender que nele podemos todas as coisas...até falar dele para os surdos.!!nunca esqueça...em todo o tempo prega o evangelho,se necessário use palavras.Que a sua vida reflita Cristo.Um grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida Pamilla, saiba que suas palavras são úteis para o encorajamento. As vezes é difícil saber por onde começar, mas quando lemos Gêneses 1:1 vimos que no princípio criou Deus... é simples, o começo sempre é com Deus. Antes de qualquer coisa devemos orar à Ele e ouvir sua voz. Depois disso é só seguir em frente.

      Grande abrção,
      Miguel Alysson

      Excluir
  7. Querido irmão,

    realmente é uma história comovente, todos os dias percebemos infratores ouvintes e com os surdos não seriam diferentes, as vezes por falta de oportunidades ou mesmo falta de carinho e atenção da família muitos ficam a mercê da criminalidade. Quando lemos a bíblia, encontramo o conselho de Jesus: "-Ide e pregai o evangelho a TODA criatura" e esta palavra que deve habitar em nossos coração para alcançarmos vidas de surdos em nossa terra. A seara é grande e Deus nos escolheu! Caminhemos com fé, confiantes na maravilhosa graça de nosso Deus fiel.

    Um abraço, Natália Almeida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natalia,

      Muito legal sua participação aqui no blog. Fico feliz e saiba que quando eu precisar de umas dicas falarei com você eim?

      Grande abrção,

      Miguel Alysson

      Excluir
  8. Ler, Estudar, Ouvir sobre a palavra de Deus, tudo isso nos edifica e nos leva o relacionamento com Deus, no entanto a realidade é nosso dia a dia muitas vezes nos mostra que precisamos crescer na graça e conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, um conhecimento que é demonstrado em nosso comportamento e atitudes. Que Benção ser usado por Deus como o senhor tem usado você e todos os irmãos que trabalham no projeto Resgate. Estou Orando Por Vocês. Líbnis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Líbnis. Que massa saber que você está orando pelo ministério, fico grato e sei que esse é um dos meio providenciais que Deus usa para nos animar, nos confortar e nos contagiar constantemente para sua magnifica obra. Que Deus seja engradecido através de nossa existência.

      Fica na paz de nosso Deus!

      Miguel Alysson

      Excluir
  9. Hj um rapaz que se chama Felipe, aceitou nosso Senhor Jesus Cristo como salvador. O Felipe esta preso no presidio S.Miguel. Depois da pregacao ele veio e disse que queria se reconciliar com o Senhor. Pediu que orasse com ele. Orem para que o Espirito Santos de Deus possa atuar de forma que sua decisao possa ser verdadeira e venha a dar muitos frutos. Deus seja louvado!!! (Rm 11:36)
    Marcelo Fiuza (IBBP)

    ResponderExcluir
  10. Querido amigo, irmão Miguel, é com muito orgulho e alegria que li esse texto tão abençoado, Deus te usou poderosamente meu amigo, foi um testemunho de vida para mim, para acordar para a palavra e amor de Deus.
    Confesso que com as tribulações que venho passando amigo eu estava meio fria, mas depois q li fiquei forte e feliz na presença de Deus, e mais espantada com as Obras dele, que quando ele quer ele usa a quem e quando ele quer meu amigo. Sou mais do que grata por tudo que o Senhor me concedeu até esse momento da minha vida, e uma das bençãos foi conhecer vc Miguel, um amigo, irmão(como se fosse de sangue)e irmão em Cristo.
    Toda felicidade é pouca para vc meu amigo, fico feliz por Deus ter escolhido vc dessa maneira linda para a obra dele, estou orgulhosa de vc.
    Saiba que precisando estou aqui, no que eu poder ajudar para a sua obra estarei a disposição ok.
    Bjs e fica com o nosso Deus.

    Rebecca Miná.

    ResponderExcluir
  11. É isso aí Miguel, vc é um instrumento usado por Deus.
    Abração, Aurélio!

    ResponderExcluir