COMO CONHECER A DEUS?
Estudo evangelístico nº 01 - Utilizado no CECAL


POR ONDE COMEÇAR?

O início da história começa com Deus. O primeiro versículo do primeiro livro da Bíblia fala que “No princípio, Deus criou os céus e a terra”. Não existe uma forma de se entender a vida a não ser por Deus. Ele é o início de tudo começar Ele já existia. Ele é o Criador, então se quisermos compreender os “porquês” da existência, precisamos conhecer a Deus.

COMO CONHECER A DEUS

Nossa imaginação, nossa filosofia ou nossos raciocínios não são suficientes para encontrarmos a Deus. Somos meras criaturas mortais, cheias de deficiências, de pecados e falhas, como poderíamos conhecer a Deus que é eterno e santo? Isso só é possível porque Ele mesmo se revela para nós.

A REVELAÇÃO GERAL

Podemos conhecer a Deus de duas maneiras. A primeira é através de sua criação. Nela podemos ver os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e divindade, como diz em Romanos 1:20. Nesse texto, podemos observar que Deus se revela aos seres humanos, mostrando pelas suas obras na natureza e no universo que Ele é criativo e que seu poder é muito além de nossa compreensão, o que nos leva a concluir que não foi outra criatura quem o responsável por tudo o que temos em nossa volta, mas Deus que é infinitamente maior do que tudo e do que todos.

No Salmo de número 19, logo no início, podemos observar que os céus proclamam a glória de Deus, que mesmo sem ouvir o som de suas santas palavras, seus decretos são ouvidos  em toda a terra. Isso significa dizer que toda a obra da criação é alcançada por essa revelação. Chamamos isso de revelação geral. É importante notar, como diz Franklin Ferreira, que “o alvo dessa revelação é limitado: esta tem como objetivo informar a todos os seres humanos, em todo o tempo e em todo lugar, que o Deus criador, Todo-Poderoso existe. Contudo, não é possível receber a graça salvadora por meio da revelação geral. É necessária uma revelação complementar para nos levar à salvação”.[1]

A REVELAÇÃO ESPECIAL

Em segundo lugar, Deus se revela pela Sua Palavra. Deus nos fala através da Bíblia. No Salmo 19, a partir do verso 7 até o verso 10, nos fala sobre a lei de Deus. A lei do Senhor é perfeita, restauradora, fiel e fonte de sabedoria. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração, são puros e concedem luz para os olhos. O temor a Deus, que quer dizer obediência, respeito, zelo e honra, só podem vir através do conhecimento de Sua palavra. A “lei de Deus” é descrita como algo de extremo valor, mais valiosa do que muito ouro e mais saborosa do que o mel. E por fim, o salmista diz que os preceitos de Deus servem para advertir o homem. Hoje podemos ter acesso aos mandamentos de Deus em um livro que foi escrito por quase quarenta homens, em três continentes e em aproximadamente 1500 anos, direcionada pelo Espírito de Deus seu nome é Bíblia Sagrada. A essa revelação damos o nome de revelação especial.

Existem muitas pessoas espalhadas pelo mundo que não conhecem a Deus. Não entendem quem Ele é o que Ele quer de suas vidas. Por esse motivo elas vivem uma vida sem sentido, onde o que importa é apenas ser feliz. Procuram a felicidade nos prazeres, nas riquezas, nos relacionamentos, nos trabalhos, nos diplomas, mas mesmo assim sentem-se vazias. Buscam seguir uma religião para achar respostas, mas não encontram as repostas corretas. Não conhecem, de fato, a Deus e por consequência, não conseguem compreender o principal motivo de suas existências. Então, como se pode interromper esse ciclo? Seria mesmo possível sair dessa situação? A resposta é: SIM! E podemos começar pela própria revelação especial.

A Bíblia, que é revelação especial de Deus, nos mostra no livro de Hebreus 11:3, que é pela fé que podemos entender que o universo foi criado pela palavra de Deus, não como o artesanato que fazemos com materiais que já existem, mas que foi criado a partir do nada, somente com a ordem de Deus. Como Deus é poderoso! É pela fé que podemos acreditar na poderosa força de Deus em sua criação.

Mas como podemos obter essa fé? Em Efésios 2:8 podemos ler que a fé é um dom de Deus, um presente que Ele mesmo coloca em nosso coração. E como essa fé brota em nós? Em Romanos 10:17 diz que esta fé vem pelo ouvir da palavra de Deus. Isso significa que precisamos da fé para compreender a revelação geral e também para compreender a revelação especial.

Portanto, precisamos conhecer a Deus como a Sua revelação diz que Ele é. Não podemos nos enganar, imaginando um outro deus em nossa mente, adorando a um deus que não é o supremo criador dos céus e da terra. Precisamos nos voltar para o Deus da Bíblia e o caminho é a fé.


Miguel Alysson
Ministério Resgate Entre os Dententos


BIBLIOGRAFIA
[1] FERREIRA, Franklin. Teologia cristã: uma introdução à sistematização das doutrinas. São Paulo: Vida Nova, 2011, p. 44.

Nenhum comentário:

Postar um comentário