PARA ONDE A LUZ DE DEUS NOS LEVA?

Estudo evangelístico nº 02 - utilizado no CECAL


Vimos no estudo passado que é possível conhecer a Deus não pela inteligência e capacidade natural que o homem possa ter, mas sim porque o próprio Deus se revela aos seres humanos através de sua criação, que é a revelação geral, e pela Bíblia, que é a sua revelação especial. O que você sabe sobre Deus? O que Ele significa para você? Nesse estudo iremos aprender sobre alguns atributos de Deus, para que se possa compreender melhor quem Ele é.

QUEM É DEUS?

Em I João 1:5 diz que ele – o apóstolo João – recebeu, do próprio Senhor Jesus, a mensagem que Deus é luz e Nele não existe treva alguma. A carta de I João foi escrita com a finalidade de ensinar, esclarecer e fortalecer a alguns irmãos que estavam enfrentando dificuldades com relação a um grupo (gnósticos) que afirmava que Cristo não veio em corpo físico, pois criam que a matéria era má e que o espírito era bom. Isso os levava a enfatizar apenas o saber, que para eles era a luz do conhecimento, e a desprezar a prática.

João fala que é Deus luz. Esta luz se refere à natureza do próprio Deus. A luz divina é a expressão de santidade e pureza enquanto as trevas significam pecado e transgressão. A luz representa a verdade bíblica enquanto as trevas significam o erro e falsidade. A luz representa a glória de Deus, Sua revelação, Ele se faz conhecido e quando nós o conhecemos é como se entendêssemos o que não entendíamos, como se enxergássemos aquilo que não víamos, assim como sego que retorna a ver por um milagre divino. A luz significa o direcionamento de Deus, pois quando estamos no escuro não conseguimos discernir o que está a nossa frente, seja um buraco ou um batente. Se escolhermos o pecado, o erro e a escuridão de nossos passos cegos, desprezando o direcionamento de Deus, não poderemos ter comunhão com Ele. Deus é santo e isso significa dizer que Ele não tolera o pecado, não há condições de unir Deus ao pecado da mesma forma que não há como unir as trevas à luz.

O ENGANO

Em I Pedro 1:15-16 fala que os que são chamados por Deus devem ser santos em todo o procedimento, assim como Deus é santo. Portanto, enganam-se os que pensam conhecer a Deus e continuam e suas velhas práticas.

Muitas pessoas se dizem amigas de Deus, elas estão lotando muitos prédios de igreja, shows, marchas e eventos de todo gosto, porém suas vidas não mostram nenhuma mudança positivas em suas atitudes. Dizem ter comunhão com o Deus Santo, mas suas atitudes demonstram que estão nas trevas e que ainda não conheceram de fato o Senhor. E você, é daqueles que dizem que Deus está em seu coração, mas vive em contínua desobediência a seus mandamentos?

A VERDADE

Sobre isso a Bíblia nos fala, através do apóstolo João (I João 1:6) que se dissermos que temos comunhão com Deus, que é luz, e andarmos nas trevas, num estilo de vida contrário aos ensinos do Senhor, mentimos e não praticamos a verdade. Ou seja, não se pode ter comunhão com Deus se amamos o que Ele odeia. Não é possível construir um relacionamento amoroso com o Senhor enquanto se despreza Sua vontade.

O verdadeiro conhecimento de Deus requer um relacionamento constante com Ele e isso só se torna possível quando andamos na luz, isto é, em santidade, porque Ele é Luz, porque Ele é santo. Então surge a pergunta: Quem nunca falhou? Quem consegue ser perfeito, sem pecado, como Deus é?

A verdade é que ninguém consegue viver perfeitamente em santidade, obediência e acerto à Palavra de Deus. Todos pecaram e estão distantes da glória de Deus (Rm 3:23). Desejamos e escolhemos o pecado todos os dias. Somos completamente incapazes de nos achegar a Deus, pois somos rebeldes, estamos sujos e cegos. Em I João 1:6 fala do porquê que Jesus Cristo veio. Ele, sendo o próprio filho de Deus, nasceu como homem, cresceu, morreu pelos nossos pecados, trouxe sobre si uma condenação que era nossa, sofreu em nosso lugar e ressuscitou ao terceiro dia para que fôssemos perdoados e declarados justos diante de Deus. Jesus cumpriu tudo o que descumprimos. É por meio dele que podemos nos achegar a Deus. Só é possível ter um relacionamento com Deus através de Jesus Cristo.

O QUE MUDA QUANDO CONHECEMOS A DEUS?

A razão de pessoas não terem suas atitudes mudadas é porque não conhecem ao Deus da Bíblia. O motivo de muitos não entenderem a gravidade do pecado é porque desconhecem a santidade e pureza de Deus. E você, conhece a Deus? O que suas atitudes mostram? Você já experimentou do perdão que concede paz a sua vida? Você possui um relacionamento com Deus? Você já experimentou a mudança de mente e coração, ou continua na mesma?


Miguel Alysson
Ministério Resgate Entre os Dententos

Nenhum comentário:

Postar um comentário